NavCargo

Agenciamento de cargas: O que é e como contratar?

Comércio Exterior é uma área onde os detalhes se multiplicam a cada segundo e cada um deles pode gerar um prejuízo enorme ou economia.

Com o comércio internacional cada vez mais dinâmico, a concorrência é grande, mas não são todas as empresas que têm o know-how necessário para dar conta de forma eficiente dos diversos aspectos envolvidos no processo.

 

 

Trabalhar com o comércio exterior é uma tarefa que demanda muito profissionalismo e experiência, principalmente no que diz respeito ao envio, armazenamento e transportes das cargas. O agenciamento de cargas, por sua vez, dever ser acompanhado de muita atenção antes de fechar o contrato com a agencia de cargas.

Por isso, alguns pontos devem ser levados em conta na hora de escolher a sua intermediação logística.

 

Pequenos detalhes, grande soluções

 

Cada pequeno detalhe tem uma grande importância. O agenciamento de cargas é feito por uma empresa que irá intermediar o transporte internacional da mercadoria de sua empresa.

Essa empresa vai desenvolver uma solução focada em rotinas já existentes no negócio do cliente ou irá elaborar novas rotinas otimizadas, conforme a necessidade.

Nesta área, o agenciamento de cargas tem se mostrado a melhor solução para empreendedores.

Para empresas que lidam com importação e exportação de todos os volumes, desde os pequenos empreendedores até os gigantes do mercado, o agenciamento de cargas é sempre a melhor opção. Isso porque, a empresa intermediadora devidamente licenciada, como a NavCargo Logistics, irá atuar como um verdadeiro departamento de comércio exterior. Confira na nossa página de serviços como você poderá ter um departamento de comércio exterior a sua disposição.

 

Você não precisa fazer nada, se não quiser

 

Um dos pontos positivos de se contratar um agende de cargas é que você não precisa fazer absolutamente nada – se não quiser, é claro.

Uma das modalidades é a door-to-door, onde a carga é retirada na sua empresa, estufada em container e entregue no porto, sem que o cliente tenha que se preocupar com nada. Após transporte da carga para o destino, a mesma será desconsolidada e entregue em seu destino. Ou seja, da porta de origem à porta de destino, o agenciamento de cargas cuida de todos os detalhes.

 

Experiência e conhecimento aduaneiro

 

Para o agenciamento de cargas, a eficiência de processos e a redução de custos tem posição de destaque, uma vez que até a década de 90, o Brasil não era tão exposto para ocomércio internacional.

Tenha em mente que, por se tratar de uma área que exige alto nível de conhecimento, ao escolher um agente de cargas, deverá ser considerado o tempo que a empresa está no mercado, bem como o trabalho que vem sendo desenvolvido para que não haja embaraços alfandegários.

É necessário que a empresa responsável tenha adquirido experiência o suficiente para que o agenciamento de cargas não sofra com a burocracia que ainda existe no setor.

 

Agilidade nos serviços e tarifas diferenciadas

 

Escolha sempre o agenciamento de cargas com possibilidades de agendamentos para o dia seguinte ou com três ou sete dias de espaço. Certifique-se também que tenha tarifas separadas para cada possibilidade.

Tente beneficiar-se de diferentes prazos de entrega. Para tanto, verifique a possibilidade de prazos e tarifas diferentes para o pick-up de cargas.

Nem todas as cargas são iguais, por isso é possível você conseguir vantagens ao utilizar prazos e preços distintos, o que irá lhe proporcionar uma margem de lucro maior.

 

Analise todos os serviços oferecidos

 

comércio exterior é altamente competitivo. Agilidade, pontualidade e eficiência são cada vez mais essenciais para os serviços logísticos.

Essa competitividade faz com que os agentes de cargas não se limitem exclusivamente ao atendimento modal que propiciava o transporte internacional.

Com o aumento das necessidades dos clientes, houve um aumento do alcance dos serviços de agenciamento de cargas prestados através da intermodalização.

 

Verifique a existência de follow-up e confirmação de booking

 

Não esqueça de conferir a prática do agente de cargas contratado.  Conceitos importantes como o fornecimento de follow-up periódico, confirmação de booking e deadline compatíveis com suas necessidades, bem como procedimentos relativos ao over-weight e demurrage pré-estabelecido ou a possibilidade de free time, podem garantir uma redução de custos de sua operação.

Não esqueça também de conferir a quem cabe a desunitização do container e, em caso de estufagem, o prazo de realização.

 

Facilidades na liberação alfandegária

 

Na NavCargo Logistics você também pode contar com profissionais especializados na análise e emissão de documentos referentes a exportação e importação de sua mercadoria com todo o acompanhamento junto aos órgãos competentes.

Além da economia de tempo por conta da burocracia, pois, como especialistas, buscamos antecipar as exigências dos órgãos públicos, agilizando o processo ao providenciar toda a documentação antes mesmo da retirada; evitamos assim despesas extras com armazenagem.

 

Armazenagem garantida

 

Se a armazenagem for necessária, independente do motivo, o departamento de Agenciamento de Cargas da NavCargo Logistics irá providenciar a armazenagem pelo temo que for necessário com os melhores custos.

Na NavCargo Logistics você conta com um atendimento personalizado para escolher os armazéns com os quais temos parceria, sempre com o mais alto nível de segurança e qualidade.

 

Mais agilidade e segurança

 

Com vasta experiência no transporte aéreo e transporte marítimo, disponibilizamos também o serviço de coleta de carga (pick-up) personalizado a sua necessidade.

Os preços diferenciados colaboram para reduzir o custo total do processo e permite uma adaptabilidade maior de sua empresa para o recebimento da mercadoria.

 

Mais segurança e flexibilidade

Se sua mercadoria não for suficiente para estufar um container inteiro, existe a opção da consolidação. A consolidação de cargas é uma forma prática e flexível de trazer ou levar sua mercadoria para qualquer destino.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Se ainda ficou alguma dúvida, compartilhe-a conosco aqui nos comentários que nós responderemos o mais rápido possível!