NavCargo

Cargueiro 100% elétrico e autônomo, poderá substituir 40 mil viagens de caminhões.

Esse será o primeiro navio cargueiro completamente autônomo, elétrico e que pode substituir uma grande frota rodoviária, anualmente.

Duas empresas Norueguesas estão encabeçado este projeto: a Yara e a International Kongsberg Maritime. Mesmo sendo 100% elétrico, engana-se quem pensa que se trata de uma embarcação mais fraca: o navio conseguirá transportar 100 contêineres por até 65 milhas náuticas, que correspondem a cerca de 120 quilômetros – em se tratando do tamanho do projeto, ele será de grande autonomia.

A maior vantagem que uma embarcação desse porte pode trazer é a grande economia com viagens de caminhões. Se tudo der certo, o cargueiro poderá substituir cerca de 40 mil viagens de carretas, anualmente. Atualmente, a Yara usa 100 viagens diárias de caminhões, algo que pode ser facilitado por conta do navio.

O período de testes começa só no ano que vem, mas a embarcação deve começar a operar com força total em 2019.