NavCargo

Como uma Importadora conseguiu reduzir os seus custos de importação em 80%

Sabia que o uso do INCOTERM correto pode reduzir seus custos com importação?

Nesse estudo de caso vamos contar como reduzimos em 80% os custos de armazenagem de nosso cliente e, ainda, reduzimos o frete internacional em 30% somente mudando o incoterm negociado.

 

 

O Problema

 

Uma empresa trazia em média de 3 containers por mês e deixava armazenado no porto de santos. Porém, essa armazenagem é extremamente cara a ponto de quase inviabilizar as operações de importação. Só para ter uma idéia de valor, esta empresa gastava em média R$ 8.000,00 por mês só com armazenagem.

Mas por que os custos desse cliente eram altos com frete internacional e armazenagem???

Simples….

Quando alguém faz uma negociação internacional é preciso definir as responsabilidades de cada parte, isto é, do exportador e do importador dentro de uma estrutura de contrato internacional.

Como a questão da responsabilidade de exportador e importador é muito delicada, foi elaborado regras internacionais uniformes e imparciais que servem como base para ne negociação comercial entre países.

Essa empresa nos procurou por sermos despachantes aduaneiros e agentes de carga. Ao desenvolvermos um projeto de redução de custo, nossa primeira proposta foi negociar através de nossa tabela negociada junto aos armazéns e mudamos os termos de negociação CIF para FOB.

Sabe qual foi o resultado???

Ao mudar o termo da negociação, esse cliente passou a economizar 30% no frete, só por começar a fechar o seguro dentro do Brasil. Ao negociar em nossa tabela junto com os armazéns em Santos, esse cliente economizou 80% na armazenagem. Isto é, hoje ele gasta R$ 1.800 de armazenagem de container