NavCargo

Feriado Chinês: como ele influencia a sua importação

Feriados Chineses em 2017

Os feriados na China não são tantos quanto no Brasil. E quando ocorrem dias sem expedientes por conta dos feriados, os trabalhadores normalmente têm que repor os dias de folga posteriormente (não importando se é final de semana).

Oficialmente, são reconhecidos 7 feriados chineses, onde realmente há o costume nacional de se tirar folga durante as celebrações. Existem outras datas comemorativas, porém elas não são entendidas como feriados.

Os chineses se guiam pelo calendário lunar ao invés do solar, utilizado pelos ocidentais. É justamente por esse motivo que os feriados na china sofrem alteração a cada ano. Dessa forma, não são celebrados em uma mesma data.

Veja a seguir quais são os principais feriados chineses em 2017 e entenda melhor os significados e as celebrações dos chineses para essas datas. Confira:

Dia do Ano Novo (01/01)

Mesmo não sendo nem de longe tão celebrado quanto o Ano Novo Chinês, o primeiro dia do ano de acordo com o calendário gregoriano é considerado feriado para os chineses. No ano de 2017, os dias de folga se estenderão do dia 31 de dezembro de 2016 ao 02 de janeiro de 2017.

 

Ano Novo Chinês (28/01)

Uma das datas influencia das pelo calendário lunar, e que, portanto, sofre alterações anuais, é também considerado o feriado mais importante do ano no país: o Ano Novo Chinês!

 

 

Também chamado de Festival de Primavera, o Ano Novo Chinês é celebrado há mais de 4000 anos! Além de ser considerado o mais importante é também o mais longo feriado chinês!

O Ano Novo Chinês é considerado ainda como um feriado familiar, é quando tradicionalmente as famílias chinesas costumam se reunir para celebrar juntas a chegada do novo ano. Durante esse longo feriado, é como se todo o país parasse: empresas, lojas, estabelecimentos comerciais fecham suas portas, funcionários tiram folga de seus respectivos trabalhos e até as crianças não têm aulas nas escolas!

Qingming (04/04)

Esse é um dos mais importantes feriados chineses em 2017, e é a data utilizada para homenagear e prestar respeito aos mortos. É quando os chineses costumam ir até os cemitérios, deixando flores, orações, e também limpando os túmulos de seus ancestrais. Seria algo semelhante ao feriado de Finados, no Brasil.

O que torna esse feriado tão celebrado na China é a importância que a figura dos antepassados tem entre os chineses.

Dia do Trabalho (01/05)

De maneira diferente da grande parte dos feriados chineses, o Dia do Trabalho segue o calendário solar, e, portanto, é celebrado na China no mesmo dia em que é comemorado no Brasil e em outras partes do mundo.

Dragon Boat Festival (30/05)

Dragon Boat Festival, também conhecido como Duan Wu ou Tuen Ng Festival,  é um dos principais feriados chineses em 2017 e um dos mais tradicionais. Comemorado há mais de 2000 anos, é utilizado para celebrar um antigo poeta chinês chamado Qu Yuan (340 a 278 a.C).  Esse feriado é comemorado no quinto dia do quinto mês lunar.

 

Festival do Meio do Outono (04/10)

O Festival do Meio do Outono ou, em inglês, Mid- Autumn Festival, é um dos principais feriados chineses em 2017, sendo muito celebrado no país asiático. Ele é comemorado no 15º dia do 8º mês do calendário lunar e seu nome está relacionado ao fato de marcar a metade da estação do outono. Também é conhecido como o Festival da Lua, uma referência ao período do ano em que a lua se encontra mais brilhante e redonda, além da ligação que apresenta com o astro.

Esse feriado remonta há mais de 3000 anos e é frequentemente associado a lendas e mitologias chinesas, além de antigos costumes de sacrifícios em nome da lua. O astro era considerado como detentor de uma grande influência sobre as mudanças das estações e produção agrícola, por isso, era muito reverenciado.

Festival do Meio do Outono é constantemente considerado como o mais importante dentre os festivais chineses, e um dos mais relevantes e significativos feriados do país. Também é muito utilizado para reunir a família em nome de estreitar os laços entre as pessoas.

Em 2017, o Festival do Meio do Outono será comemorado na China no dia 04 de outubro, caindo na mesma época que as celebrações do próximo feriado chinês: o Dia Nacional da China.

 

Dia Nacional da China (01/10)

O Dia Nacional da China é comemorado todo dia 01 de outubro, para comemorar o aniversário da fundação da República Popular da China, que ocorreu na mesma data, no ano de 1949. É o segundo mais longo entre os feriados chineses em 2017 (junto com o Ano Novo Chinês), se estendo por, pelo menos, 7 dias. Por isso, é conhecido popularmente como a “Semana Dourada”, sendo um dos períodos em que os chineses mais viajam. Por isso, se planeja visitar o país durante esse feriado, é necessário se programar e fazer reservas com antecedência. Entre os costumes mais tradicionais dessa data estão os desfiles abertos ao público, a queima de fogos, exposições de danças e músicas, além de adornos e esculturas de tons patrióticos espalhados por quase todas as cidades do país. É muito comum ver nas ruas muitos chineses usando acessórios estampados com bandeiras chinesas, celebrando esse que é um dos mais recentes, mas também um dos mais importantes feriados na China.
Em 2017, o Dia Nacional da China será um feriado prolongado que durará do dia 01 de outubro até o dia 8 de outubro.

 

Ok.. Mas e como isso vai afetar a minha importação?

A China tem poucos feriados, como eu disse anteriormente. E não são igual o Brasil que tem feriado da cidade, estado ou nacional.  Existem somente esses que mencionamos acima.

E quando falamos que os Chineses param no feriado. Eles param mesmo. Nada funciona nesse período.  Se você tiver algum pedido em produção, provavelmente ele será descontinuado e somente será retomado após a volta ao trabalho.

Portanto, cabe aqui você perguntar ao seu vendedor na fábrica ou ao seu contato, como eles irão proceder no feriado. Se irão entregar antes do feriado ou se seu pedido ficará em stand by. Isso é muito importante para que não ocorra atrasos na sua importação.

E aqui ainda cabe um porém……

Ainda que a fábrica te entregue antes do feriado. Não é só eles que param. Essa carga precisará ser coletada, desembaraçada na China, agendada o booking, embarcada no navio para chegar até aqui. Pois é, todas essas empresas também param.

Então, quando você tiver elaborando seu plano de compra. Você terá que pensar na logística envolvida para que não ocorra nenhum problema em decorrência do feriado.

Além disso,  nessas épocas do ano é comum as instituições fiscalizatórias na China aumentar o número de inspeções na fábrica, fazendo com que esta não tenha o mesmo desempenho.

Qual o segredo?

Planejamento. Planejamento e mais planejamento. Não esqueça de questionar seu fornecedor sobre como será a política da empresa quanto ao feriado.  Se possível, inclua o item da produção no contrato de compra, para que exista uma garantia de entrega antes do feriado.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco.