NavCargo

O Ano Novo Chinês

Ano Novo é, sem dúvida, a cerimônia mais importante de todo o calendário chinês e, atualmente, também é conhecido como a “Festa da Primavera”.

De acordo com a tradição, as preparações para o Ano Novo Chinês começam em meados do 12º mês lunar e prolongam-se até meados do 1º mês do ano lunar.

A data é celebrada como uma festa familiar, um tempo dedicado para a reunião e os agradecimentos. A comemoração destaca-se pelas cerimônias religiosas de agradecimento à terra, aos céus, aos deuses do lar e aos ancestrais da família. Os parentes falecidos são lembrados com grande respeito, uma vez que foram responsáveis pela fundação e consolidação da fortuna e da glória da família.

Na China, durante os dias da festa, as ruas, os parques, as lojas e, até as casas, são ornamentadas com lanternas vermelhas, flores e fitas coloridas.

Muitas famílias colam nas portas das casas um papel colorido com o ideograma Felicidade.

véspera do Ano-Novo é certamente o dia mais excitante. O jantar de família (tuan yuan fan) é normalmente acompanhado de um farto banquete de frutos do mar, galinha e outras iguarias. A galinha com cabeça e as patas são para a prosperidade e as ostras secas com algas, com aspecto semelhante à cabelos, chamam-se em chinês: “fa cai”, o que evoca, por consonância, a frase chinesa: “fa cai hao shi“, isto é, “ganhar dinheiro e tudo correr bem”.

Como o ano novo chinês afetará as minhas importações?

Em 2018, o ano novo chinês ocorre do dia 15 de fevereiro até 21 de fevereiro, período o qual muitas pessoas voltam para sua cidade natal.

Por isso, aconselhamos fortemente a conversar com seu fornecedor e verificar o calendário da empresa, uma vez que muitas empresas e fábricas param por quase 10 dias.

Nessa época do ano, a programação tem que ser muito bem elaborada para não ter furo de estoque. Aconselha-se que os embarques tenham que sair no máximo até dia 05 de fevereiro. Após essa data, não há garantias de que o embarque ocorrerá como previsto.