fingerdev

CCT Aéreo: uma nova alternativa para soluções inovadoras

Descubra o que consiste a Consolidação de Carga fora do Siscomex e os benefícios que isso proporciona

 

O Portal Único de Comércio Exterior é a principal iniciativa de desburocratização e de modernização do Comércio Exterior brasileiro. Um dos principais processos inseridos nesse novo modelo comercial se chama CCT aéreo, que foi desenvolvido para ser um controle de carga único e substituir o Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex – também conhecido como MANTRA), estando alinhado com as prevalecentes práticas internacionais de gestão de dados. 

Em razão desse novo modelo comercial ser relativamente recente no segmento de comércio exterior, é comum que ainda existam algumas dúvidas a respeito desse assunto. Pensando nisso, a Navcargo abordará neste breve conteúdo alguns temas importantes a serem considerados para elucidar possíveis questões que você tenha sobre as melhores formas de viabilizar o processo de consolidação de carga fora do tradicional Mantra Fundo. 

O principal objetivo da NavCargo Logistics é cuidar de toda a logística de comércio exterior de nossos clientes, com agilidade, qualidade e atendimento personalizado, adicionando valor às operações dos nossos usuários, seja ela de importação e/ou exportação. A empresa se compromete em suprir as expectativas e necessidades reais dos clientes através do cumprimento das leis e regulamentações aplicáveis em nossa atividade. 

 

O que é o CCT Aéreo? 

 

 

O CCT é a sigla que designa o Controle de Carga e de Trânsito e constitui um dos principais pilares do controle aduaneiro porque abrange os aspectos mais sensíveis do comércio exterior: a operacionalidade do transporte e da logística e a sua relação com o poder público. Ele é nominado como “aéreo” porque, em um primeiro momento, atenderá apenas esse modal de transporte de mercadorias. 

Como já foi dito anteriormente no parágrafo introdutório deste conteúdo, o CCT Aéreo é parte fundamental que constitui o Portal Único. Esse último, por sua vez, se trata de uma iniciativa de reformulação dos processos de importação, exportação e trânsito aduaneiro. 

Trata-se de uma reformulação que tem como finalidade o estabelecimento de processos mais eficientes e integrados entre todos os intervenientes públicos e privados no comércio exterior. A partir dessa reformulação dos processos, o Programa Portal Único desenvolve e integra os fluxos de informações correspondentes a eles e dos sistemas informatizados encarregados de gerenciá-los. 

Na primeira etapa do processo, ainda em versão inicial de treinamento, se disponibiliza as funcionalidades relativas à manifestação da viagem e do conhecimento de carga, informação da chegada da viagem e a recepção de carga. A interface de comunicação se encontra liberada para testes de envio de arquivos, bem como a respectiva documentação técnica da API, além da funcionalidade de informação de chegada da viagem em tela para que as empresas possam iniciar as adaptações necessárias em seus sistemas. É importante que não se realize testes de performance no ambiente de treinamento, pois qualquer envio em massa de arquivos .xml pode resultar em indisponibilidade do sistema, prejudicando todos os usuários. 

Portanto, o CCT Aéreo pretende atender todos os Incoterms e seu principal objetivo é aumentar a segurança, simplificar os controles e eliminar burocracias, trazendo excelentes benefícios como a redução nos prazos de importação e exportação, além de consequententemente otimizar os custos das mercadorias em geral. 

Além disso, esse novo modelo de desburocratização comercial gera impactos diretamente para as companhias aéreas, pois ele inclui permanecer uma carga sob sua responsabilidade, baldeação para o exterior sem a necessidade de trânsito, desunitização e unitização, entrega de carga, manifestação com antecedência de três horas da previsão de saída da aeronave. 

Já aos operadores aeroportuários, se disponibiliza a chegada ao ponto zero sem troca de responsabilidade, tampouco desunitização/despaletização. Através deste serviço é possível também receber informações de veículo e da carga antecipadamente, além de realizar pesagem, registrar a contagem dos volumes, possíveis avarias e até troca de responsabilidade e divergências. 

A NavCargo Logistics está inteiramente preparada para coordenar todas as etapas do transporte internacional de cargas da sua empresa com absoluta confiança. Respeitando os termos negociados entre Importador/Exportador, com o melhor custo-benefício. As normas como a ISO 9001 e outras são extremamente pertinentes e se caracterizam como foco para nos atribuir a nossa confiabilidade. 

 

Qual o modelo anterior que o CCT Aéreo propõe substituir? 

 

O Siscomex MANTRA é a sigla de Sistema Integrado da Gerência do Manifesto, do Trânsito e do Armazenamento. Trata-se de um sistema de comércio exterior integrado que funciona há mais de 20 anos e possibilita o controle aduaneiro sobre os veículos, as cargas procedentes do exterior, os trânsitos pelo território brasileiro e sobre a colocação e movimentação dessas cargas em armazéns alfandegados.O Siscomex Mantra está com os dias contados, pois será substituído pelo novo CCT Aéreo. 

O antigo modelo de Siscomex apresentava alguns percalços que eram muito incômodos no dia a dia do comércio exterior e isso explica a necessidade de substituição por um processo inovador. Dentre eles, destacamos: a ausência de informações antecipadas, excesso de exigências de informações repetidas, redundância de etapas, uso intensivo de documentos em papel, extrema complexidade nos controles aduaneiros, déficit de coordenação entre órgãos de governo e alto nível de intervenção manual. 

De acordo com a Receita Federal, no segundo semestre de 2020 algumas operações realizadas no Mantra já estão disponíveis no novo sistema. O novo Controle de Carga e Trânsito também permitirá o emprego de padrões internacionais para o documento, reduzindo custos de conformidade para os transportadores. A base para o desenvolvimento é o modelo do Cargo XML da IATA. Uma vez criado visando a DUIMP para permitir ganhos imediatos, a primeira versão do CCT funcionará integrado a Declaração de Importação. 

Situada como referência nacional e internacional na prestação de serviços com foco em melhoria contínua nas atividades de exportação, a Navcargo busca constantemente a satisfação dos clientes. 

 

Principais desafios da Consolidação da Carga Aérea fora do Mantra 

 

Toda e qualquer mudança considerável de processo aduaneiro presume novos desafios para sanar problemas presentes nos modelos anteriores. Dentre esses desafios do CCT Aéreo, destacamos alguns como: 

 

• Desenvolver um fluxo de controle de carga único baseado na logística 

• Eliminar a burocracia simplificando e integrando os controles 

• Substituir papéis por documentos eletrônicos (e-AWB) 

• Integrar o Portal Único aos sistemas corporativos das empresas 

• Aumentar a eficiência com o recebimento da informação antecipada e o uso intensivo de gestão de risco 

• Dar visibilidade e transparência ao processo de controle 

 

 

ALÉM DE PRESTAR UM SERVIÇO DE QUALIDADE, A NAVCARGO AINDA TE MANTÉM SEMPRE ATUALIZADO 

 

 

Fundada há mais de 10 anos e com imensa experiência de mercado, a Navcargo se tornou uma empresa extremamente consolidada no segmento de exportação. Trata-se de uma empresa que conta com uma equipe de profissionais qualificados com larga experiência que busca oferecer a todo momento uma solução ideal para a sua operação de comércio exterior, por isso viabilizamos diversos processos logísticos e burocráticos. 

Temos a preocupação de manter nossos clientes e parceiros sempre muito bem informados sobre um mercado que se encontra em constantes atualizações e transformações tanto do ponto de vista econômico, quanto também no que diz respeito às regulamentação e burocrático. Fique ligado em nosso blog para mais informações sobre os nossos serviços!