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Follow-up: um método inovador de acompanhamento de sua operação de transporte internacional

Atualmente o setor de comércio exterior se caracteriza por uma busca contínua em sua logística para aumentar a eficiência e qualidade das entregas, sempre alinhado à redução de custos. No entanto, esse objetivo só é possível de ser atingido eficientemente se houver um planejamento consistente que envolva um follow-up assertivo e diligente.


O follow-up é uma atividade extremamente valiosa para o processo de vendas e se tornou decisivo para produtividade no Comércio Exterior. Trata-se do acompanhamento da carga que, se utilizado junto a uma gestão bem elaborada sobre a movimentação das mercadorias, pode gerar inúmeras vantagens a todo o processo de transporte, resultando em aumento da eficiência na logística.

Pensando nisso, a Navcargo busca trazer neste breve conteúdo alguns temas importantes a serem considerados para elucidar possíveis dúvidas que o leitor tenha e ajudá-lo a entender como um follow-up bem feito é fundamental para otimizar as atividades da empresa e qual é a sua importância no controle de qualidade do transporte

O que é follow-up? 

Antes de entender os benefícios que o follow-up proporciona à atividade de comércio exterior, é importante que se tenha bem claro o que consiste esse processo. Também conhecido como FUP, trata-se de uma estratégia de organização e acompanhamento de tarefas. A expressão em inglês significa realizar o acompanhamento de todo o processo comercial e, de forma geral, consiste em uma técnica de acompanhamento bem-feita, considerando fatores como itens a serem checados, intervalo de checagem, suporte e recorrência.


O follow-up se destaca como uma das atividades mais comuns dos profissionais de vendas, mas ao mesmo tempo também pode ser uma das mais trabalhosas. Por isso, é imprescindível nos dias atuais, nos quais as transações e troca de informações acontecem freneticamente, manter seus clientes atualizados constantemente. Com o passar dos anos, as expectativas dos compradores aumentaram, de modo que se fez cada vez mais necessário inovar e melhorar continuamente o serviço e, certamente, essa melhora se correlaciona com a possibilidade do cliente acompanhar o pedido de vendas em todas as etapas do processo.


Inicialmente, a atividade do Follow Up se referia ao acompanhamento dos leads até posteriormente evoluir para clientes. Logo após, essa prática também englobou a função de manter os clientes devidamente atualizados a respeito do progresso das etapas que envolviam o produto adquirido. Assim, a demanda do nível de exigência do público cresceu e consequentemente o consumidor busca receber informações cada vez mais rápidas e detalhadas.

Qual a utilidade do follow-up para regular as cargas?

É sabido que os custos com transporte representam uma fatia do financeiro da empresa. Logo, entende-se que o follow-up tem um impacto direto no valor do produto final e na lucratividade do negócio. Além disso, esse acompanhamento de carga é fundamental para passar respostas rápidas aos clientes, uma vez que é natural que eles estejam mais interessados e rigorosos em relação à velocidade na entrega, tal qual o baixo custo e uma comunicação rápida e efetiva.

Se engana quem pensa que esse cenário na relação cliente/fornecedor se restringiu apenas ao varejo, pois ele se estende a outros setores para demanda de informações que chega às trades, despachantes aduaneiros, importadores e exportadores em geral. Afinal, sem rastrear o andamento do pedido, é impossível que os compradores tenham meios de saber que seu produto chegará em sua porta, causando ansiedade e preocupação e consequentemente diminuindo o número de fidelização de clientes.

Nesse sentido, com um bom desempenho logístico através do follow-up regular se torna mais fácil e assertivo passar aos seus superiores informações atualizadas da movimentação da carga. Trata-se de uma análise caso o planejamento seja seguido e se está gerando os resultados esperados. Portanto, o serviço de atendimento ao cliente que você oferece pode ser uma das ferramentas mais poderosas que sua empresa pode utilizar. Lembre-se que garantir que seus acompanhamentos sejam consistentes e eficazes é uma ciência que envolve a superação de desafios
inerentes ao suporte ao cliente.


A Navcargo se compromete em suprir as expectativas e necessidades reais dos clientes através do cumprimento das leis e regulamentações aplicáveis em nossa atividade. Por essa razão, um dos nossos principais diferenciais é que apresentamos um moderno sistema de follow up operacional, visando a prestação de contas durante os processos de nossos clientes o pleno desenvolvimento de nossos serviços com colaboradores, estreitando nossas relações com os fornecedores e nos diferenciando em relação a outros agentes convencionais.

Como o follow-up pode ser realizado e quais seus benefícios?

Como já colocado anteriormente, um follow-up proativo está diretamente ligado a ferramentas de acompanhamento de cargas otimizadas. Para realizar essa tarefa, é fundamental que a empresa possua tecnologias avançadas e otimizadas para realizar corretamente esse tipo de serviço. Dentre as principais ferramentas, encontram-se: sistemas dos players de mercado, que informa os clientes sobre a localização da carga para o acompanhamento em tempo real, além de disponibilizar vários outros dados relevantes. Além disso, o follow up da Navcargo se diferencia porque é realizado durante o processo de desembaraço aduaneiro, visando deixar
nosso cliente a par de cada etapa do procedimento.


Dentre os principais benefícios do follow-up, destacam-se:


● Maior assertividade nas rotas
● Identificar atrasos
● Analisar desempenho do veículo e condutor
● Banco de dados útil


A melhoria contínua deve ser um objetivo central nos processos da empresa. Isso só é possível quando é feita uma análise relevante de dados sobre o funcionamento desse processo. Logo, o follow-up é uma das estratégias mais eficazes da Navcargo para quem busca por evolução e qualidade no setor de transporte. Nosso sistema de follow up é enviado via sistema para cada movimentação da carga do cliente, o que torna nosso processo ainda mais sofisticado para melhor te atender.

 

 

 

Uma certeza você pode ter: a Navcargo é a melhor indicação para você

Com um know how de 15 anos no mercado, a Navcargo se tornou um excelente agente de carga. Conta com uma equipe de profissionais qualificados com larga experiência que busca oferecer a todo momento uma solução ideal para a sua operação de comércio exterior, por isso viabiliza diversos processos logísticos e burocráticos.


A NavCargo Logistics é extremamente consolidada no segmento de prestação de serviços com foco em melhoria contínua nas atividades de exportação, pois buscamos a constante satisfação dos nossos clientes. Por isso promovemos um ambiente favorável ao desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos colaboradores, gerando orgulho na construção de parcerias baseadas na cooperação.


Estamos preparados para coordenar todas as etapas do transporte internacional de cargas da sua empresa com absoluta confiança, tanto aéreo, marítimo e rodoviário. Sugerimos o melhor modal a ser aplicado à sua operação, respeitando os termos negociados entre Importador/Exportador, com o melhor custo-benefício.

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